CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC - 2015
Unidade 1- Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
ATIVIDADES/DESCRIÇÃO POSTAGEM
1.1 - Produção de texto
Produzir um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada (sociedade da tecnologia; sociedade da informação, do conhecimento ou, ainda, de sociedade da aprendizagem). Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Procurar uma forma de debater as questões propostas para reflexão com um(a) colega e registrar de forma sintética as principais conclusões.
Debate no encontro presencial
1.2 - Quem sou como professor e aprendiz?
Refletir e compartilhar com os colegas as suas reflexões acerca das seguintes
questões:
O que é ser professor hoje?
Quem sou eu (professor) nesse contexto?
Fórum
1.3 - Registro em Diário
Para Refletir:
- Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
- Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e estudantes para
utilizar as tecnologias em seu cotidiano? E, com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?
A partir das questões colocadas anteriormente e da análise da entrevista do Prof.
Ladislau Dowbor, registre suas reflexões e aprendizagens em seu Diário.
Diário
1.4 - Pesquisa e análise
Pesquisar em sua escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isso vem acontecendo. Analisar, também, se as tecnologias estão sendo utilizadas para apoiar práticas tradicionais, ou se potencializam a produção ou modificação de propostas pedagógicas.
Orientações para o desenvolvimento da atividade:
- Entrevistar professores da sua escola e coletar dados sobre as tecnologias que
costumam utilizar em suas aulas e de que forma as utilizam. Definir o número de
professores de acordo com sua disponibilidade de tempo. Assim, quanto maior for o número de entrevistas, mais completa será a análise; entretanto, no caso de entrevistar um pequeno número, focalizar nos colegas que estão mais engajados com a integração tecnológica na escola;
- Organizar uma síntese das informações coletadas.
Compartilhar a pesquisa no encontro presencial
1.5 - Reflexões em Diário
Para Refletir:
-Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que
contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente?
-Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de
tecnologias que sejam significativas para o estudante?
A partir das reflexões anteriores registre suas reflexões e aprendizagens em seu
Diário.
Diário
1.6 - Trabalhando com projetos
Nessa atividade, você pode escolher uma das opções indicadas no Banco de Projetos para desenvolver em sua prática pedagógica.
Orientações para o desenvolvimento da atividade:
Clicar nos botões das Atividades práticas e escolher um dos projetos que julgar ser mais adequado para sua prática (Fotonovela ou Google Earth)
Realizar a atividade.
Documentar essa experiência, seguindo os itens do roteiro. Socializar as reflexões, a partir da análise das atividades.
Portfólio
1.7 - Avaliação da Unidade 1
Escrever uma autoavaliação e uma avaliação do curso no espaço próprio do
Ambiente Virtual, levando em conta as situações e aprendizagens mais significativas
para você da unidade 1 e a análise a respeito de seu próprio desempenho até o
momento; em seguida, fazer um registro a respeito do conteúdo, metodologia e
atuação do formador neste curso.
Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário