Curso Introdução à Educação Digital/ 2017

Total de visualizações de página

Tradutor

Atividades TICs

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC - 2015

Unidade 1- Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

ATIVIDADES/DESCRIÇÃO POSTAGEM

1.1 - Produção de texto
Produzir um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada (sociedade da tecnologia; sociedade da informação, do conhecimento ou, ainda, de sociedade da aprendizagem). Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Procurar uma forma de debater as questões propostas para reflexão com um(a) colega e registrar de forma sintética as principais conclusões.

Debate no encontro presencial
1.2 - Quem sou como professor e aprendiz?
Refletir e compartilhar com os colegas as suas reflexões acerca das seguintes

questões:

O que é ser professor hoje?

Quem sou eu (professor) nesse contexto?

Fórum

1.3 - Registro em Diário


Para Refletir:

- Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?

- Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e estudantes para

utilizar as tecnologias em seu cotidiano? E, com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?

A partir das questões colocadas anteriormente e da análise da entrevista do Prof.

Ladislau Dowbor, registre suas reflexões e aprendizagens em seu Diário.

Diário

1.4 - Pesquisa e análise

Pesquisar em sua escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isso vem acontecendo. Analisar, também, se as tecnologias estão sendo utilizadas para apoiar práticas tradicionais, ou se potencializam a produção ou modificação de propostas pedagógicas.

Orientações para o desenvolvimento da atividade:

- Entrevistar professores da sua escola e coletar dados sobre as tecnologias que

costumam utilizar em suas aulas e de que forma as utilizam. Definir o número de

professores de acordo com sua disponibilidade de tempo. Assim, quanto maior for o número de entrevistas, mais completa será a análise; entretanto, no caso de entrevistar um pequeno número, focalizar nos colegas que estão mais engajados com a integração tecnológica na escola;

- Organizar uma síntese das informações coletadas.

Compartilhar a pesquisa no encontro presencial

1.5 - Reflexões em Diário

Para Refletir:

-Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que

contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente?

-Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de

tecnologias que sejam significativas para o estudante?

A partir das reflexões anteriores registre suas reflexões e aprendizagens em seu

Diário.

Diário

1.6 - Trabalhando com projetos

Nessa atividade, você pode escolher uma das opções indicadas no Banco de Projetos para desenvolver em sua prática pedagógica.

Orientações para o desenvolvimento da atividade:

Clicar nos botões das Atividades práticas e escolher um dos projetos que julgar ser mais adequado para sua prática (Fotonovela ou Google Earth)

Realizar a atividade.

Documentar essa experiência, seguindo os itens do roteiro. Socializar as reflexões, a partir da análise das atividades.

Portfólio

1.7 - Avaliação da Unidade 1

Escrever uma autoavaliação e uma avaliação do curso no espaço próprio do

Ambiente Virtual, levando em conta as situações e aprendizagens mais significativas

para você da unidade 1 e a análise a respeito de seu próprio desempenho até o

momento; em seguida, fazer um registro a respeito do conteúdo, metodologia e

atuação do formador neste curso.

Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURSO:Tecnologias na Educação:Ensinando e Aprendendo com as TIC